terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sugestão para leitura:
Interface humano-computador e sua importância da prática pedagógica para ambientes virtuais.




Autor: GUEDES, Gildásio. Interface Humano Computador: prática pedagógica para  ambientes virtuais. EDUFPI, Teresina, Fevereiro, 2009. 218p.

     O texto trata da interface humano-computador e sua importância da
prática pedagógica para ambientes virtuais e enfatiza a importância da melhor adequação da usabilidade dos sistemas computacionais ás tarefas de interação como usuário.
     Essa interação não pode estar dissociada dos termos interface interatividade e usabilidade, pois é inviável pensar em interação sem considerar a adequação das ferramentas funcionai que contribuem de forma eficiente e ficaz para o alcance de determinadod objetivo duante uma pesquisa. Em relação à capacidade do sistema em produzir corretamente as informações de forma confiável, o texto aborda o conceito de utilidade, também conhecido com funcionalidade direcionado para as funções centrais que um sistema está apto a desenvolver, com eficácia para se adaptar ao contexto e às demandas do usuário.
     Para facilitar a organização a organização e gerar conhecimento de forma significativa o autor utiliza como referencial pedagógico e elemento de mediação o Socioconstrutivismo baseado no pensamento de Lev Vygotsky. O design e percepção para Web, também é uma preocupação durante a construção do ambiente virtual.
     Uma interface visualmente agradável, com informações e elementos organizados, contribuem para a motivação do aluno e para o sucesso do processo ensino - aprendizagem.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário