sábado, 7 de janeiro de 2012

O site e a eficiência de sua interface

Segundo Frank Lloyd Wright (arquiteto, escritor e educador):
Ao acessar dois sites educacionais, criados para atender clientelas distintas, percebi a importância de se estabelecer critérios de previsão, adequação e clareza para que seu conteúdo possa ser transmitido e assimilado de maneira clara, criando assim, um  canal de comunicação eficiente.

O primeiro de uma escola particular mostra as informações bem organizadas em relação à proximidade, ao contraste, equilíbrio simétrico e transmite com simplicidade, clareza seu conteúdo. O uso das cores está distribuído de forma contextualizada com a associação dos assuntos e a interatividade das informações. Imagens interativas estão direcionadas para usuários restritos. A aparência visual do site favorece a sensação de credibilidade e de legibilidade. O site não perde sua identidade visual  e nem seu design didático.

                                                  
O segundo, foi construído por pais que matricularam seus filhos na rede pública de ensino. É composto por várias informações interessantes. No entanto, elas são transmitidas em sua maioria, por textos que se apresentam com fontes e cores diferentes, o alinhamento é à esquerda e composto por dois textos, um do lado do outro e o espaço restante da página fica em branco. Os boxes da página inicial não são coloridos, apesar de conduzir às outras páginas, não estão presentes nas demais. Sua aparência visual não é atraente. A ausência de um design didático é nitidamente notada.

                                   
Após análise de ambos os sites, fica mais fácil compreender que a interface pode apresentar melhores resultados quando se adapta a realidade de seus usuários. Ou seja, quando eles não necessitam de grandes esforços para apreendê-la e consegue explorar todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema.
                                Fonte: Ambientes Virtuais e  Mídias de   Comunicação 
 Texto de Rosa Maria E. M. da Costa e
 Vânia Marins
Adaptação - Claudia Maynoth.




Um edifício bom não é aquele que fere a paisagem,
mas aquele que faz a paisagem mais bonita do
que era antes da construção do edifício”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário