domingo, 1 de janeiro de 2012

O estudo dos fundamentos da Educação a Distância como subsídios na prática de projetos de curso a distância.


A evolução tecnológica propicia novas formas de transmissão das informações através do ambiente virtual de aprendizagem, capaz de propiciar interações individuais e coletivas entre os envolvidos no processo educativo. A educação a distância oferece a extensão das oportunidades de acesso à educação.

A introdução das novas tecnologias na educação trouxe mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica, quebrando paradigmas pedagógicos. O mero acesso aos meios digitais não garante a qualidade dos processos de inserção, nessa nova ordem mundial.

A Educação a Distância, ultrapassa os limites da sala de aula. Torna-se um desafio cultural uma vez que, pode ser percebido com metodologia educacional de qualidade, um desafio social enquanto forma de democratização de educação e como desafio processual por trabalhar com planejamento e com equipes multidisciplinares.

O estudo dos fundamentos da Educação a Distância poderá subsidiar a prática nos projetos de cursos, uma vez que possibilita a contínua reflexão sobre os modelos didático-pedagógicos, desde a escolha dos recursos a serem utilizados, às formas de apresentação dos conteúdos e a avaliação da qualidade durante os cursos. Percebe-se um espaço rico para a transição dos saberem pedagógicos e que o conceito de ensino/aprendizagem volta-se para uma visão construtivista, na qual o ambiente virtual é direcionado para a oportunidade de aperfeiçoamento das relações pedagógicas, com ênfase nas interações processuais, de caráter formativo e continuado.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

KRAMER, Erica A. W. Coester (Coord.). Educação a Distância: da teoria à prática. Porto Alegre: Alternativa. 1999.

CARVALHO, Ana Beatriz . A Educação a Distância e a Democratização do Conhecimento. 22 ed. Campina Grande: UEPB, 2006, v. 1, p. 47-58.

GRINSPUN, M. Educação Tecnológica – Desafios e Perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

Claudia Maynoth


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