domingo, 1 de janeiro de 2012

Ações do tutor num ambiente interativo de aprendizagem.


        Ao pensarmos num ambiente interativo da aprendizagem, podemos apontar instrumentos importantes que contribuem na construção do conhecimento: as ferramentas utilizadas como recursos didáticos, a interação entre o aluno/aluno, aluno/tutor e tutor/equipe, as atividades assíncronas (fóruns de discussão) e síncronas (bate papos) e a autonomia do aluno.

       A tutoria exerce funções fundamentais na condução da disciplina, ao mediar, contextualizar e dirigir as aulas de forma que os alunos possam construir e reconstruir teias de saberes significativos individuais e coletivos.

       Nas atividades assíncronas, as ações do tutor devem estar pautadas em uma argumentação estruturada, feedback. Sua intervenção é fundamental para organizar as idéias sem perder de vista o tema em questão.

       Em atividades síncronas, o tutor dirige um debate dinâmico, com mensagens curtas e claras. E na atividade assíncrona, a carga conceitual utilizada é mais leve. Durante essas atividades, o tutor pode interagir e realizar resgates afetivos troca de vivências entre o grupo.

       Ao estimular a construção de um ambiente colaborativo, o tutor cria oportunidade de estabelecer o bom relacionamento entre o grupo, o pensamento crítico, confiança e a motivação do aluno no grupo.

       As regras pontuadas pelo tutor durante o curso, além de coordenar e orientar a condução do mesmo é uma forma de estimular os alunos quanto à importância do cumprimento do calendário, da existência e exploração de ambientes virtuais temáticos ou não e do desenvolvimento de comportamentos referentes ao uso da internet - (Net – etiqueta). Elas estão relacionadas com a autonomia do aluno, isso quer dizer que: ele tem liberdade e flexibilidade para organizar no espaço e tempo seu estudo, ler os comentários e escolher se quer participar ou não daquele momento, assistir vídeos, explorar os diferentes espaços e de contribuir na construção e reformulação de seus conhecimentos de forma individual e coletiva durante as aulas.

       Enfim, a EAD exige a seguinte postura do tutor: “um profissional com condições de aprender a aprender com competência para fazer da Educação a distancia, um espaço de virtualidade criativa poética, formativa e comprometido com a formação de alunos críticos e sujeitos pensantes” (Barros).

Claudia Maynoth.


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