domingo, 1 de janeiro de 2012

O professor e uma nova prática pedagógica
 
 
O processo de inovação tecnológica pelo qual a sociedade passa, exige que a educação sofra transformações no seu modo de gerenciar o conhecimento que circula no ambiente de aprendizagem.
O professor deve compreender o porquê e como, integrar sua prática pedagógica de forma inovadora. O momento é de transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo, voltada para a solução de problemas e valorização do aluno enquanto agente ativo no processo de ensino e aprendizagem.
Numa sociedade em mudança acelerada, educar é uma tarefa difícil. Na instituição escola, o professor tem que se dedicar ao seu desenvolvimento profissional à pesquisa e aos estudos referentes às novas tecnologias da informação e da comunicação e outros assuntos em destaque no dia a dia. Paralelamente deve se preocupar em reconhecer as diferentes habilidades e experiências de seus alunos para poder interagir e ser mediador no processo de construção do conhecimento pelo aluno de maneira significativa e prazerosa.
O texto Criatividade, pesquisa e inovação: caminho surpreendente da descoberta destaca que: “... a inovação é uma capacidade de a mente inferir significados inusitados a partir de informações aparentemente banais; produzir respostas divergentes e criativas; olhar a realidade convencional com uma óptica insólita; gerar em suma, hipóteses, cenários e soluções diferentes de maneira quase casual, mesmo fora da lógica estruturada”. Desta forma, a diversidade da turma, favorece a interface entre do conteúdo a ser transmitido de forma criativa ou inovadora e a realidade de cada aluno. Todavia, passa a ser um desafio para o professor inserido num sistema educacional cheio de distorções.
O impacto causado pelas novas tecnologias e as demandas de educação da sociedade contemporânea segundo Pierre Lévy (2000), pode ser solucionado por intermédio do ensino aberto e a distância. Mas, a escolha do material midiático deve ocorrer de forma contextualizada e não massificada para que estimule o interesse do aluno pelo processo de aprendizagem. A preparação as melhores mídias de apresentação para facilitar as tarefas de aprendizado e estabelecer uma relação dialógica entre professor, aluno e grupo é denominada design didático.
A Educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformação social. Dessa forma, a evolução da Educação está intrinsecamente ligada à evolução da sociedade. Gadotti (1999). No seu sentido mais amplo, é o processo concreto e histórico da existência humana, estabelecendo relações consigo própria, com outros e o mundo. A transmissão do conhecimento não se baseia apenas no ambiente escolar, mas em toda a sociedade. Esse fator é reforçado na palestra de Ken Robinson ao enfatizar que “à medida que as crianças crescem começamos a educá-las progressivamente da cintura para cima”.
De acordo com Ken Robinson, a hierarquia do sistema acadêmico está apoiada em duas idéias: os assuntos mais relevantes ao trabalho é prioridade e que o sistema educacional mundial é um prolongado processo de admissão em universidade. A proposta pedagógica quando direcionada para a transmissão de conteúdos, aquisição de diplomas e de caráter exclusivista, não permite que o aluno explore sua bagagem de conhecimentos conquistada fora da escola. Irá influenciar na construção da sua autonomia, na medida em que não é exercitada sua capacidade para tomar decisões, ousar sem medo de errar e correr riscos.
No século XXI, transformações econômicas, políticas e sociais estão afetando o ser humano. A sociedade vive um tempo de expectativas, crises de concepções e incertezas quanto ao futuro, e a educação são afetadas diretamente. Num ambiente de instabilidade, professores transmitem informações e os alunos recebem sem oportunidade de explorá-las ampliar seus conhecimentos. Ambos se sentem inseguros para arriscar, criar e aprender com os erros cometidos durante o processo educacional. A insegurança do professor pode e deve ser suprida à medida que ele busca estratégias para lidar com diferentes situações. Se os conteúdos não forem transmitidos para o aluno de forma clara, significativa e dialógica, ele fica desmotivado e tolhido.
“Se uma sociedade espera atingir a renovação, ela tem que ser um ambiente hospitaleiro para mulheres e homens criativos. Tem também que produzir pessoas com capacidade de auto-renovação. Mas a renovação - da sociedade e dos indivíduos – depende, em alguma medida, da motivação, do compromisso, da convicção, os valores pelos quais as pessoas vivem pelas coisas que dão sentido às suas vidas. John W Gardner (Sel-Reneval, The Individual and the Innovative Society)”.
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 1999.
Texto de suporte (Criatividade, Pesquisa e Inovação: o caminho surpreendente da descoberta).
Vídeos do Ken Robinson – Escolas que matam a criatividade?
Claudia Maynoth

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